FAQ's

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO 112

O 112 é o número de telefone de emergência único europeu, disponível em toda a UE, a título gratuito.

Acidentes podem acontecer em qualquer lugar e a qualquer hora. Pode acontecer quando estiver a visitar um país da UE ou em casa. Caso esteja envolvido, ou testemunhe, um acidente, presencie um incêndio ou um roubo no local, saberia qual o número de emergência para qual ligar?

Acessível a partir de telefones fixos e móveis - 112 Lembre-se!

Você pode ligar para o 112:

  • Para contactar com qualquer serviço de emergência;
  • Em qualquer país da UE;
  • A partir de telefones fixos, inclusíve telefones públicos ou telemóveis;
  • É gratuito;

O 112 não substitui os números de emergência nacionais. Na maioria dos países, actua juntamente com os números nacionais existentes. No entanto, Dinamarca, Finlândia, Países Baixos, Portugal, Suécia, Malta e Roménia optaram por 112 como o número de emergência nacional principal.

O 112 também é usado em alguns países fora da UE (como a Suíça e África do Sul) e está disponível em todo o mundo em redes móveis GSM.

Quando pode ligar para o 112?

Pode ligar para o 112 em qualquer emergência que necessite de uma ambulância, de bombeiros ou da polícia. Por exemplo, se testemunhar um acidente de viação grave, observar um prédio em chamas ou uma casa a ser arrombada.

 

Não ligue para o 112 para obter informações sobre o trânsito, previsões meteorológicas, informações gerais e consultas.

Chamadas desnecessárias podem sobrecarregar o sistema e colocar em risco a vida daqueles que realmente precisam de ajuda de emergência.

Chamadas falsas também podem afectar a resposta a emergências reais.

O que acontece quando liga 112?

Um operador devidamente treinado irá atender a sua chamada. Dependendo do tipo de emergência o operador poderá tratar o seu pedido ou transferir para um serviço de emergência mais apropriado, por exemplo para um médico em caso de doença ou trauma.

 

Durante o atendimento será solicitado o seu endereço e número de contacto. É necessário identificar os utilizadores do serviço em particular para evitar o registo de ocorrências em duplicado.

Não desligue mesmo que ligue 112 por engano! Diga ao operador que está tudo bem e que foi engano. De outra forma poderão ser enviados meios de assistência para verificação de que está tudo bem.